quarta-feira, 10 de setembro de 2014

TEOLOGIA DA PROSPERIDADE


Pra mim é assustador o crescimento dessa “teologia”, que tem lotado templos e até estádios com a promessa de que Deus vai prosperar todo aquele que doar uma quantia generosa para o ministério de determinados pregadores.
Mas, como isso começou? De onde saiu a ideia de que Deus deseja que todo crente seja rico, livre de todo sofrimento e leve uma vida de sombra e água fresca?
O pioneiro desse movimento foi o pastor Essek M. Kenyon(1867-1948), mas o maior divulgador foi Kenneth Hagin (1917-2003). A teologia da prosperidade busca a interpretação de uma série de textos bíblicos para fazer com que os fiéis entendam que Deus tem saúde e bênçãos materiais para entregar ao seu povo.” (fonte:noticias.gospelprime.com.br/o-que-e-teologia-da-prosperidade-e-quais-seus-representantes-no-brasil).
Porém, analisando a Bíblia veremos como vivia Jesus e os Apóstolos e vejamos se alguma coisa tem a ver com essa tal teologia:
Jesus: a Bíblia nos diz que ele era filho de um carpinteiro e durante seu ministério era ajudado por mulheres piedosas, Ele deixou toda sua riqueza e glória para viver de forma simples e nos dar o exemplo: “E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens.” Lucas 8:3
Pedro: a Bíblia também não diz que Pedro, um dos seguidores de Jesus ostentasse riqueza e glória, antes nos diz:“Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda” (Atos 3:6)

Paulo: Esse nem precisa falar tanto, pois a vida dele, de sombra e água fresca não tinha nada, mas foi um grande homem de Deus, passou por grandes lutas, mas nunca desistiu do seu chamado, ainda que não recebia cachês milionários, ele foi fiel até o fim. (Até esta presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa,
E nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos. Somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos;1 Coríntios 4:11-12).

E agora vêm esses pregadores de elite com esse evangelho sem cruz e sem espinhos, dizendo que devemos receber o nosso galardão aqui e agora! Mas a Palavra de Deus nos diz: “O meu povo está sendo destruído por falta de conhecimento" Oséias 4:6.
Mas eu te digo: acorda Igreja do Senhor Jesus! Volta ao verdadeiro Evangelho! Veja o que diz a Bíblia em
Tiago 5:1-3: “Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir. As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça.
O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias.”

Não estou dizendo que todo rico vai pro inferno e todo pobre vai pro céu, não é isso amados, se você é rico, glórias a Deus por isso! Ajude os pobres, invista em missões e não ponha o seu coração nas riquezas e sim naquele que te abençoou. Se você é pobre, peça a Deus que supra as suas necessidades, estude, se puder trabalhar, trabalhe! Mas não culpe a Deus pela sua situação e não corra atrás de riquezas. Pois assim o nosso Mestre nos alerta: “Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.” Lucas 16:13.

Notem que esses pregadores além de tentar corromper as ovelhas com falsas doutrinas, com falsas profecias (profetadas) no final ainda querem arrancar a lã e o couro das ovelhas.
Não nos deixemos enganar amados, Jesus está voltado, o caminho é estreito, mas é seguro.

Fiquem na paz de Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário