quarta-feira, 3 de setembro de 2014

MEU FILHO COME MAL!



Quem tem filho pequeno sabe do que eu tô falando e da aflição que sente uma mãe quando seu filho come mal ou simplesmente, não quer comer.
Não sabemos o que é pior, uma criança que não quer comer ou uma criança que come demasiadamente, correndo o risco de obesidade e consequentemente doenças causadas pelo excesso de peso.
Primeiramente, precisamos analisar os hábitos alimentares da família e não deixar de buscar ajuda profissional como médico e nutricionista.
Se o caso for sobrepeso ou mesmo obesidade, o problema pode estar nos hábitos da família, não se pode exigir que uma criança coma salada de alface com frango grelhado enquanto os pais degustam uma suculenta picanha com feijoada, não é mesmo? Nesse caso, o ideal seria que todos entrassem na dieta, com alimentos saudáveis e sempre que possível, a realização de atividades físicas.
Mas, se meu filho não quer comer, o que faço? Isso eu posso te responder melhor, pois já passei por isso com meus dois filhos. Nesse caso também a ajuda de um profissional da saúde será de grande importância. Mas através de muita conversa e criatividade na sozinha é possível resolver o problema.
Quando meu filho antes de completar um ano de idade não queria tomar sopinha no almoço, eu fazia uma vitamina de banana com cenoura e ele aceitava. Sempre que acrescentava verduras e legumes nas receitas, eu cortava-os em pedaços tão pequenos que ele pouco percebia, bater no liquidificador também é uma boa idéia.
Quanto às frutas, eu fazia saladas, compotas, bolo de beterraba, de cenoura. Uma boa idéia é cortar várias frutas em cubos e arrumar numa bandeja, pode ser abacaxi, manga, morango, banana, etc. Eles não vão recusar, e não deixe de comer na frente deles, fazendo cara de feliz (rsrs,) pois o exemplo é melhor do que a imposição.

Para meditação: “Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe,
Provérbios 1:8

Nenhum comentário:

Postar um comentário