terça-feira, 2 de setembro de 2014

ECONOMIA DO LAR



Que bom seria se esse assunto fosse tratado nas igrejas e nas escolas desde o ensino infantil, talvez não encontrássemos tanta gente se reclamando por estarem endividadas, pois os problemas financeiros têm sido causa de depressões, perturbações e até divórcios. E infelizmente esse problema tem sido enfrentado até por crentes conhecedores da Palavra de Deus.
Segundo o site www.dinheirointeligente.com.br, Economia Domésticaé a administração das contas da casa. Todas as famílias, mesmo sem se dar conta, necessitam administrar as contas da casa. Se não fizer isso as coisas podem sair do controle e antes do final do mês o dinheiro pode acabar e contas podem ficar sem pagar. Todos desejando ou não, convivem com a administração doméstica se esforçando para chegar ao final de cada mês da melhor maneira possível. Para isso, a palavra chave é PLANEJAMENTO ! Quanto mais, melhor.”
Precisamos usar de sabedoria para não cair nas armadilhas do consumismo e colocar o nosso orçamento doméstico em risco e consequentemente o bem estar da nossa família. Mas se você já está endividada, é necessário adotar atitudes conjuntas, toda a família deverá estar envolvida em um trabalho de conscientização e mudança de hábitos, ou seja, cortar gastos desnecessários, economizar em tudo o que for possível, até que as finanças sejam regularizadas. Mas antes de tudo, ore pedindo a sabedoria de Deus, pedindo perdão se em algum momento você o desobedeceu e comprou algo que não podia pagar e principalmente se você não precisava daquilo. Deus é misericordioso e dá sabedoria àqueles que o buscam: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.Tiago 1:5”.
Então amadas, vamos analisar cuidadosamente nossas atitudes diárias, pedir a ajuda de Deus, ser prudentes e tentar resolver de uma vez por todas a situação das dívidas, para que esse problema não evolua e se torne incontrolável.
Abaixo deixo algumas dicas de economia que podemos fazer no nosso lar, que a princípio podem parecer insignificantes, mas que a longo prazo vão fazer muita diferença no nosso orçamento:
1 – Desligar luzes e aparelhos eletrônicos quando estes estão em desuso;
2 – Economizar água, diminuindo o tempo do banho, diminuir a freqüência da lavagem do carro e passar apenas um pano molhado, sempre que possível;
3 – Sempre que possível usar a panela de pressão, diminuindo o fogo assim que pegar a pressão, dá uma boa economizada no gás e é bem mais rápido;
4 – comprar frutas da região e da estação, são mais baratas e mais frescas;
5 – Reaproveitar alimentos, como o arroz de ontem que pode virar um delicioso bolinho se misturado com carne moída ou frango desfiado, ovo e trigo; e mesmo as frutas que estão passando do ponto como a banana que pode ser levada ao forno com margarina, açúcar e canela, fica delicioso!
6 – Diminuir as idas ao salão de beleza. Que tal reunir as amigas para uma tarde de beleza em casa? Pode ser bem divertido e econômico!
Aproveite as dicas, pesquise muitas outras na internet e mãos à obra!
E para meditação: Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos exércitos”. Ml 3:11.

Beijo no coração!

2 comentários:

  1. A Paz do Senhor, Hélia, amada!
    Vim retribuir sua doce visita ao Meu Doce Lar e estou mto feliz por estar num cantinho onde professamos da msm fé!
    Me alegro mto sempre que sou direcionado por Deus à blogs como o seu, que propagam a Palavra de Deus e que tbm compartilham assuntos tão relevantes à nós, cristãs, mulheres, mães, artesãs.
    É, realmente, uma grde benção!

    Seja sempre mto bem vinda ao Meu Doce Lar!
    Será sempre um prazer estar por aqui!
    Levei seu link para o meu gadget "Amo visitar!" para não perder nenhuma postagem!!!

    Bjs!
    Deus abençoe vc, sua família e seu maravilhoso Crentes Virtuosas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Querida! Fico super feliz com a sua visita. O seu blog também é uma benção! Precisamos usar todas as ferramentas disponibilizadas por Deus a nós, para pregar as Boas Novas do Reino. Um grande abraço!!!

      Excluir