sexta-feira, 12 de setembro de 2014

SANTIDADE E SANTARRICE


Sabemos que Deus, na sua infinita sabedoria e bondade, nos escolheu para sermos seus servos, santos, andando em retidão: Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.1 Tessalonicenses 4:7. Pois somos santos lutando contra o pecado e essa luta é diária, pois o nosso adversário tenta de todas as formas nos tirar da presença de Deus.
Porém, é comum encontrarmos em algumas igrejas, aqueles crentes santarrões que acham que tudo é pecado, vivem acusando os irmãos de não serem tão “santos” como ele, e no final atrapalham a obra de Deus.
Para entendermos a diferença entre santidade e santarrice, veremos as definições abaixo:
Santo: Puro, perfeito, incorruptivel, verdadeiro, autêntico, sincero, imaculado, impecável, perfeito, real.
Santarrão: Que simula santidade; falso beato.
Hipócrita, fingido.

Agora vamos ver as principais características:
Santo: busca não se contaminar com as coisas do mundo, é manso, humilde, demonstra amor, se compadece com os problemas e os pecados dos irmãos, tem sempre um bom conselho pra dar, é alegre e simpático.
Santarrão:gosta de se exaltar, é preconceituoso, acha que tudo é pecado, está sempre apontando os defeitos dos outros, vive de cara dura (porque acha que até mostrar os dentes é pecado)quase não fala do amor de Deus e gosta de pregar sobre o inferno (só pra amedrontrar e dispersar as ovelhas).
Cuidado irmãos! Vamos temer a Deus, ler, estudar e viver conforme a Palavra de Deus, que é viva e eficaz,vamos amar a Deus acima de tudo e de todos, e ao próximo com a nós mesmos e não deixe que homens que se acham semideuses se sentem no trono de Deus e decidam quem vai pro céu e quem vai pro inferno, pois a Palavra diz em Gálatas 5:19-21 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Lembra dos escribas e dos fariseus que tanto perseguiram a Jesus, tentando a todo custo atrapalhar o seu ministério, será que eles ainda existem? Vamos ver:

Lucas 18:11 O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
Mateus 23:13 Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando. 

Mateus 23:4 Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los;


Precisamos entender que as coisas de Deus são simples e não complicadas, não que a vida de crente seja uma mar de rosas, mas o próprio Jesus disse que o fardo dele é leve: Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mateus 11:30. Se alguém pecar, deve se arrepender e voltar aos caminhos do Senhor. Quando um crente aponta o dedo na cara o outro, acusando-o de pecar, ele não está fazendo a vontade de Deus, pois só Deus é quem pode julgar, o que devemos fazer é orar uns pelos outros, como diz a Palavra: Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Tiago 5:16.
Que Deus nos abençoe com sabedoria, entendimento, discernimento e inteligência, conforme a Sua vontade.
Fiquem na paz!

2 comentários:

  1. Excelentes comentários. Aqueles que dizem que devemos chamar o pecado pelo nome, comecem por chamar os pecados deles pelo nome.

    ResponderExcluir