quinta-feira, 28 de agosto de 2014

CASAMENTO E DIVÓRCIO


Olá Mulheres Virtuosas! Hoje falaremos de um assunto de suma importância para nós mulheres: casamento, um assunto que muito nos interessa e que é sabiamente tratado na Bíblia. Sabemos que o casamento é a primeira instituição criada por Deus e que Deus na sua infinita bondade criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhança para que crescessem e se multiplicassem,”E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.Gênesis 2:18. Note que o versículo acima disse que a mulher criada por Deus seria “ajudadora e idônea”, pesquisando no dicionário encontrei essas definições: Ajudadora – auxiliadora, assistente, assessora; Idônea – que está em condições de realizar certas ações, apta, capaz, responsável. E é exatamente isso que nós devemos nos esforçar para ser, porque foi assim que Deus nos criou, ajudadoras e idôneas, essa é a nossa natureza e devemos resgatar isso a cada dia e não permitir que o pecado nos roube aquilo que Deus nos deu, pois sabemos que o inimigo tenta com esforço nos desvirtuar, nos desencorajar, mas Deus através de sua palavra nos dá sempre uma injeção de ânimo para que sempre venhamos a buscar as virtudes do reino e sermos fortes e corajosas para que, em Cristo Jesus, sejamos mais do que vencedoras!Aleluias!
Agora vamos falar de um assunto muito sério relacionado ao casamento: o divórcio. A Palavra de Deus trata desse assunto de forma clara e decisiva: “Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem”. Marcos 10:9. Porém, o quadro hoje em relação ao casamento é bem diferente daquilo que Deus determinou e o número de divórcios e recasamentos vem crescendo de uma forma assombrosa. São muitos os motivos que levam casais a decidirem pelo divórcio, que vão desde incompatibilidade de gênios, adultérios, problemas financeiros, desgaste na relação e falta de amor.
Amada, se o seu caso já resultou em divórcio e você está lutando para restaurar o seu casamento ou mesmo se você já perdeu as esperanças, eu convido você a continuar lendo, mas só lhe aconselho a continuar lutando se o seu casamento estiver de acordo com a vontade de Deus, conforme a Palavra que está em Mateus 19:9 Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério”.Esse versículo dever ser minuciosamente analisado.Eu entendo que se o homem   abandona sua mulher, essa não poderá se casar de novo, a não ser que o marido venha a falecer (“Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.” Romanos7:2),porém infelizmente tem crentes pregando por aí que se a mulher for abandonada pelo marido, “Deus vai colocar um homem de Deus no lugar deste”. Sinceramente, não sei de onde surgiu essa idéia, de que Deus apóia o recasamento de mulheres que ainda estão ligadas ao seu marido, pois se ele ainda está vivo, como dito no versículo acima, a mulher tem que permanecer solteira (separada) ou lutar pelo seu casamento, e não buscar um outro marido, ainda que seja um crente, pois assim, os dois estariam cometendo adultério. Mas irmã, você está querendo dizer que se o meu marido me abandonar, eu devo viver só pro resto na vida? Não sou eu que estou dizendo amada, é a Bíblia, basta fazer uma análise profunda em todas as passagens que tratam sobre este assunto, para chegar a uma conclusão. Até porque muitos confundem a passagem de Mateus 19:9 achado que a mulher traída pode se casar de novo, mas não é verdade, pois nessa passagem, se observarmos, Deus fala de homem e mulher individualmente, diferentemente de outras passagens em que ele fala a palavra homem, se referindo a toda humanidade (“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5). Portanto, o homem traído, pode se casar de novo, mas a mulher não. Eu sei que pode parecer injusto, pois sabemos que os homens são mais propensos à traição e a maioria dos divórcios se dão por conta de traição dos homens, mas Deus sabe de todas as coisas e só o Espírito Santo de Deus pode nos fazer compreender os propósitos de Deus.
Vamos usar da sabedoria que Deus nos tem concedido para tomar as nossas decisões. Faça como os cristãos de Beréia que examinavam as escrituras e não se deixavam enganar. (“Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.Atos17:11.”)
Um grande abraço e fiquem na paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário